Mitos e Verdades sobre o Açaí.

Retomando os posts sobre nutrição, vim falar sobre uma das minhas refeições favoritas: açaí, hummm já me deu até água na boca! Gosto mais do que lasanha, #fato. Suco de açaí então,  nem se fala…depois de 15 dias comendo hambúrguer estou salivando um açaí, mas o tempo da cidade da garoa não esta ajudando muito!

Acho que como eu muita gente adooora um açaí, mas a frutinha é cheia de mitos e verdades sobre o valor calórico, e hoje vim explicar tudinho para vocês como a Pri  me esclareceu pra eu poder comer sem medo de ser feliz! =)

O Açaí pertence ao grupo das frutas, e praticamente todas as frutas fornecem carboidratos, algumas em menor quantidade como limão e maracujá e outras em maior concentração como é o caso da laranja, da uva e do açaí. A fruta em si não é tão calórica, é como comparar uma laranja a um copo de suco da fruta, não é que o suco é muito calórico, mas para fazer um copo de suco utiliza-se em média 3 laranjas. No caso do açaí é a mesma coisa, não consumimos a fruta e sim a sua polpa concentrada… e essa sim, apesar de muito saudável, é muito calórica.  100g de polpa de açaí pura tem em média 120 kcal, mas dificilmente consumimos essa quantidade. A porção servida em geral varia de 300 a 500g e ainda é adicionada de outros ingredientes tornam o tão famoso açaí na tigela uma bomba calórica. Isso não necessariamente é ruim, após o treino por exemplo pode ser uma boa alternativa, mas quem precisa emagrecer deve ficar atento!

A conta do açaí é sem contar o xarope de guaraná, que em geral é adicionado na hora de bater.

Para uma pessoa que quer emagrecer ou manter o peso, a dica é quando consumir o açaí na tigela utilizá-lo como substituto de uma refeição, já que tem um valor calórico semelhante ou até maior que um almoço ou jantar convencional. Já para aquelas pessoas que desejam aumentar o peso e a massa muscular, incluir o açaí como um lanche entre as refeições é uma ótima alternativa de aumentar o aporte calórico de uma maneira extremamente saudável.

Apesar de calórico o açaí é extremamente saudável. Isso se deve principalmente ao fato de ser riquíssimo em antocianinas que são um poderoso grupo de substâncias antioxidantes capazes proteger o cérebro, auxiliar no controle do colesterol e até prevenir alguns tipos de câncer.

A Pri sugere o açaí uma vez por semana apenas para não abusar e nem ficar trocando ele por uma refeição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acho que agora os fãs de açaí já podem comer a deliciosa frutinha de maneira consciente!

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