Tabela Nutricional – o que você precisa saber na hora de comprar um alimento.

Tem muita gente que adora ficar lendo uma tabela nutricional, mas nem sempre é fácil entendê-la ou interpretá-la na escolha de produtos saudáveis.

E mais uma vez a Pri veio abrir nossos leigos olhinhos. =)

Vamos destrinchar a tabela nutricional:

Porção: É a quantidade média de alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável;

Medida caseira: Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa;

Percentual de Valores Diários (% VD): é um número em percentual que indica quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 calorias;

Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD, baseados em uma dieta 2.000kcal ou 5.400kJ.

Atentar-se sempre na quantidade de sódio, fibras, gorduras saturadas, gorduras totais e gorduras mono e poli-insaturadas.

Prefira aqueles alimentos que tiverem maior quantidade de fibras e menos quantidade de gordura saturada e sódio.

Segundo julgamento da Pri, todos os alimentos são saudáveis, excetos aqueles que contêm grande quantidade de gordura saturada, sódio, conservantes e açúcar. Alimentação saudável na verdade é aquela que consegue equilibrar todos os alimentos e nutrientes em quantidades adequadas, mantendo os prazeres da alimentação.

Em relação as calorias, quando pensamos em emagrecer devemos sim pensar nelas, mas não colocá-las em primeiro plano, vamos aos exemplos práticos.

A porção dos alimentos é praticamente a mesma, a diferença entre calorias é 29 Kcal, mas a gordura saturada de um produto é o dobro do outro, as gorduras totais quase o triplo.

Vejam quais os valores que devem ser considerados no momento da escolha:

Recomendamos sódio menor que 240mg ou 10% na porção, gordura saturada menor que 2,5g na porção, gorduras totais não levamos em consideração o valor dela isolado, é sempre bom analisar gordura total = gordura mono e poliinsaturada – gordura saturada, o ideal é que o resultado seja positivo e fibras alimentares ideal acima de 1gr na porção.

Na realidade não existe uma recomendação ideal para nenhum nos itens acima. Esses são valores que considero aceitáveis para um individuo saudável, mas pode variar para um hipertenso ou uma pessoa com colesterol elevado, por exemplo.

Por isso sempre lembro a importância de fazer um acompanhamento com um profissional! E esse foi o post de nutrição da semana para vocês consumirem mais saudável!!!!

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